Barcelona: Camp Nou

Para continuar os posts sobre Barcelona, o próximo ponto turístico que escolhi, para a alegria dos fãs de futebol, foi o lugar que mais me surpreendeu: o Camp Nou – já tivemos posts sobre a própria cidade e o Passeig de Gracia. Para quem não sabe, esse é o estádio de um dos maiores times da Europa, o Barcelona, símbolo da cultura e nacionalismo catalão. Quem não conhece o Messi ou o Neymar?

camp-nou-06

Cá entre nós, eu entendo muito pouco sobre futebol. E acho que foi por isso que a visita me deixou boquiaberta. Mesmo sendo alguém que mal se interessa pelo próprio time, conhecer o Camp Nou Experience realmente me deixou curiosa a respeito da história do clube. Eu não imaginei que ia gostar de fazer um passeio desses, mas ele vai além do futebol. Acho que pode agradar a vários gostos diferentes.

Hoje as pessoas enxergam o time como um símbolo da eterna luta pela independência. Frans Kamper, fundador do FCB, criou o clube para ser mais que uma equipe de futebol e sim para “celebrar os catalães e seu sonho de independência”. Por isso, o seu brasão tem as cores da bandeira catalã e a cruz de São Jorge, padroeiro da nação.

E isso é levado tão a sério que diferente dos outros clubes, o Barcelona é administrado pelos próprios torcedores. Justamente por isso o lema da equipe é “Més que un club” – mais que um clube, em catalão.

camp-nou-03

A visita é composta por três partes: o Museu FCB, o tour pelo estádio em si e uma área de multimídia. Você pode ficar no estádio o tempo que quiser (claro, durante o horário de funcionamento) e a visita não é guiada então, sinta-se em casa para olhar tranquilamente cada uma das sessões

Fiz o passeio com o meu tio que é apaixonado pelo time e futebol. Durante todo o passeio ele ressaltou o quanto a estrutura é diferente e melhorada em comparação aos estádios brasileiros, seja das cadeiras nas arquibancadas até os vestiários dos jogadores. Eu tenho praticamente nenhuma base de comparação para fazer as minhas, mas se tem uma coisa que eu gosto (e até entendo um pouco) é história. E a história do clube é realmente muito rica e interessante.

camp-nou-05 camp-nou-02camp-nou-04

“A paixão futebolística ainda tem um substrato político de auto-afirmação. Torcer pelo Barça é se auto-proclamar independente, é torcer pela Nação Catalã e pela sua independência como Estado.”

Anúncios

3 comentários sobre “Barcelona: Camp Nou

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s