Correria

Ultimamente, os dias têm sido muito corridos. Para ser muito sincera, eles sempre são, mas tenho a impressão que nas últimas duas semanas o universo se rebelou e resolveu que os dias teriam menos horas. Sumi de novo (pra variar) e acabei queimando meu compromisso comigo mesma de fazer pelo menos um post por semana – juro que por um bom motivo.

As semanas de prova na faculdade sempre foram um caos, desde o primeiro período. São tardes e noites estudando, algumas boas doses de café, muito mau humor e idas à biblioteca, e como sempre, aquela sensação de “eu não devia ter perdido essa aula” (claro, no meu caso – meus amigos quase nunca têm esse problema). Mas o fim das provas é sempre maravilhoso. É um alívio fora do comum que de repente apaga todas as horas de sono atrasadas, juntamente com uma refeição bem lixo para comemorar.

É, tudo tem seu lado bom.IMG_5168

Acho que a medida que os períodos vão passando, todo mundo aprende a lidar cada vez melhor com isso. É o rumo natural da coisa, creio eu. Mas a verdade é que período vai, período vem e todo semestre a dinâmica da coisa é diferente.

No primeiro período, você sente o choque da semana de provas. No segundo, você aprende a se organizar durante a correria. No terceiro, já sabe como se atencipar e espera não ter que revisar toda a matéria um dia antes – mas isso sempre acontece. No quarto, você acha que está tudo sob controle, até que você arruma um estágio. E a adaptação começa toda de novo, afinal o seu tempo agora é diferente. Sem contar que nesse meio tempo, as matérias se tornam mais difíceis, os trabalhos mais complexos e a cobrança maior. E por aí vai…

Até que você percebe que a adaptação é cada vez mais rápida, o tempo de sono perdido cada vez menor e a quantidade de matéria acumulada também.

Bom, o que eu estou tentando dizer (e estou enrolando desde a primeira frase do texto) é que me ocorreu no meio da correria que o tempo passa e as coisas ficam mais complexas sim, mas a sua capacidade de lidar com elas é cada vez maior. Posso falar tranquilamente que se eu, ou qualquer um dos meus colegas, precisássemos passar pela semana de prova do primeiro período de novo, não teríamos a mesma dificuldade que antes. Não digo isso em termos de conhecimento da matéria – obviamente a medida que você avança na faculdade, você internaliza muito melhor determinados conhecimentos. Mas falo em termos de organização, emocional, a questão de lidar com o tempo… As pequenas lições de amadurecimento, sabe?

Um ex chefe sempre me dizia “Nós só descobrimos do que somos capazes quando assumimos responsabilidades ainda maiores que nós”. E no final das contas, é exatamente isso! Ás vezes ficamos assustados com novos desafios porque não nos damos conta do que podemos fazer. É normal sentir um friozinho na barriga, nada mais justo! E não digo isso apenas em relação a semana de provas – é muito pequena quando comparada ao que ainda vem por aí. Mas é um fato: a medida que as dificuldades passam, nós nos tornamos cada vez mais capazes de enfrentar esses desafios.

Sejam eles pequenos ou grandes.

Anúncios

3 comentários sobre “Correria

  1. Essas semanas de provas universitárias provam muitas coisas para nós mesmos né? Especialmente se estivermos estagiando junto. Estou no final da faculdade e só agora percebi o quanto acabei evoluindo nesse tempo e como me tornei melhor em aprendizado.

    Parabéns pelo post.

    Beijos.
    vidaemserie.com

    Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s