Antes de viajar, tenho mania de ler e reler várias opiniões e relatos sobre o lugar. Acho que ajuda na hora de saber o que esperar, como decidir quais roupas levar, não ter nenhuma surpresa desagradável. Esse tipo de coisa. Sem contar que deixa a gente um pouquinho mais ansioso pro gran finale – a viagem em si.

punta-del-este-uruguai.jpgpunta-del-este-la-susana.jpgpunta-del-este-arquitetura.jpgpunta-del-este-biquinipunta-del-este-sunset

Cheguei em Punta pensando que tinha alguma ideia do que esperar, quando na verdade fui completamente surpreendida. Acho que nenhum relato que li conseguiu me dar uma ideia do que realmente é esse lugar.

Uma coisa sobre o Uruguai: o pôr-do-sol. Estou aqui há poucos dias, mas já posso defender fielmente que ele é dono de um dos pores-do-sol mais bonitos que vou assistir por aí (soa estranho, né? mas segundo o Google, o plural é assim, rs). Não sei se é o clima, a geografia, ou o quê. Só sei que é lindo. O mar também, azulzinho, brilhante. O caminho de Montevideo para Punta Del Este nem se fala. Todo plano, com fazendas na beira da estrada, tudo muito verde. Não é atoa que os uruguaios amam colocar vidro em suas construções. Aqui ninguém economiza nas janelas, elas são grandes e altas – o que chama muita a atenção na arquitetura do lugar.

Sabia que aqui as casa não têm muros? Nada, nadinha. É tudo tão seguro que as pessoas não se dão ao trabalho. E ainda falando sobre casas, aqui você não chega em um determinado endereço pelo seu número (Ex. Rua das Pedras, número 100). Aqui você chega pelo nome. Cada casa tem uma plaquinha (sempre muito fofas) com o seu nome, escolhido pelos próprios moradores. Legal, não é? Sem falar nos jardins e gramados extremamente bem cuidados em todos os lugares. Punta é considerado um paraíso imobiliário. Existem várias casas lindas (daquelas que assistimos no cinema) e construções de cair o queixo.

Ainda falando em decoração, há várias casas brancas. Lembra um pouco a Grécia. Mas isso não quer dizer que o branco chame atenção. Elas são todas muito bem enfeitadas com cores e flores. Tudo com muito bom gosto – e de novo, muito bonito.

Outro ponto: a carne. Come-se muito bem, você nem imagina. Agora sobre Punta, as pessoas são muito tranquilas. Os carros não correm, ninguém tem pressa. As pessoas acordam bem tarde, tudo acontece tarde. Pra você ter uma ideia, a praia começa a encher às quatro da tarde e as baladas começam as duas da manhã. Bem diferente da nossa rotina de praia no Brasil, né? E outra, tem balada todos os dias durante a temporada. E se seu foco não é festa, tem vários bares e restaurantes também.

Algumas coisas que nenhum blog me contou: a noite faz um pouco de frio, o sol castiga sem percebermos e chegar nos lugares não é tão difícil quanto parece.

Ok, vamos por partes.

Durante o dia é quente. Alguns dias são excepcionais, como hoje – fez 36 graus. Quando o sol desce, faz frio, mas nada fora de sério. Frio a ponto de vestirmos uma calça e um casaco – coisas que eu não trouxe em grande quantidade, hehe. Pensei que até a noite era quente. Sobre o sol, aqui venta muito. Então quando você percebe, pronto, queimou. Por causa do vento, não temos a sensação de que está muito quente – o que exige cuidado dobrado com a pele, mas deixa a cidade muito fresquinha o tempo todo.

Sobre não ser tão difícil chegar aos lugares quanto parece, quando li sobre as várias praias envolta da Península (o centrinho de Punta), pensei que ficaria muito perdida pelas rodovias até encontrar as entradas para cada praia. Tudo soou muito complicado. Mas só parece! É possível passar por todos os lugares por uma rua beira mar, desde a Península até José Inácio. Não tem segredo, praticamente tudo se encontra envolta dessa rua/avenida/rodovia ã beira mar. E se tem uma coisa que não pode faltar na hora de conhecer Punta del Este é um carro. Facilita um milhão de vezes a sua vida.

Por último, como vocês já devem ter percebido, Punta del Este é um lugar maravilhoso. Seja para descansar, sair, comer bem, conhecer lugares bonitos, aproveitar. Pode-se fazer tudo isso aqui!

11 comentários em “Primeiras Impressões de Punta Del Este

  1. Esse post está maravilhoso!!!
    Primeiro que post “viajados” são os meus preferidos! Amo viajar e conhecer um pouquinho de cada lugar através dos olhos de quem sabe apreciar é muito bom!
    Nunca tinha ouvido falar muito sobre Punta Del Este e já já vou procurar tudo sobre ir para esse lugar lindo! Você deve ter amado mesmo, porque pelas fotos parece cenário de filme… rs
    Beijão e parabéns pelo post!

    Curtir

  2. Não acredito que você estava ai! Estive em Punta na semana passada, realmente a cidade é muito bonita. Fiquei morrendo de vontade de morar lá. Infelizmente eu não tive tempo de conhecer muitos lugares, porque fiquei lá por apenas algumas horas. Um dia eu quero voltar para poder ver de tudo!

    Curtir

  3. Ei Marina! Te achei super fofa e adorei seu blog 🙂 Estou, lentamente (rsrsrsrs) atualizando minhas postagens do Uruguai! Amanhã sai outro,mas é de Colonia de Sacramento. Também fomos pra Punta, La Barra e José Ignácio! E vi que você tem fotos lindas! Quer fazer um post pra meu http://lulunopaisdasmaravilhas.com/, pois assim divulgo o seu blog! E vice-versa? ? kkkkk deu pra entender? Tb sou de BH, mas moro em Sampa agora! Se animar, me manda um email no luana.sarantopoulos@gmail.com e vamos combinando! Mil bjs!

    Curtir

    1. Ei Lu! Que bom que você gostou, sério, fico muito feliz em ler/ouvir (você me entendeu haha) isso. E obrigada por elogiar as fotos, sou viciada em fotografia 😛 deve explicar, hahaha.
      Topo muito! Sério. Vou te mandar um e-mail e vamos conversando sobre isso então, ok? Aí você me explica melhor. E vou ficar de olho no post sobre Colonia 🙂 infelizmente não deu tempo de conhecer, mas vontade não faltou. Beijo!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário!