Vale a pena visitar a Ilha Gorriti? O que fazer no Porto de Punta del Este? Ok, vamos por partes.

porto-punta-del-este-uruguai.jpg

O Passeio na Ilha Gorriti

Antes de viajarmos, eu e as meninas fizemos uma super pesquisa com alguns lugares que gostaríamos de visitar. Depois de ler vários blogs, acabamos em um dilema entre conhecer a Ilha Gorriti ou a Ilha dos Lobos. Ambos os lugares são famosos e atraem vários turistas ao longo do verão, mas acabamos optando por conhecer a Ilha Gorriti, pois a Ilha dos Lobos tinha uma proposta um pouco diferente da que queríamos. Para quem não sabe, a Ilha dos Lobos é uma colônia de leões marinhos e fica mais afastada de Punta del Este. O passeio promete te mostrar vários deles pela ilha, mas de longe no barco. Justamente por não podermos descer e nadar no passeio, nós decidimos conhecer a Ilha Gorriti, pois poderíamos aproveitar mais o dia, etc.

A Ilha Gorriti fica bem pertinho da península, por isso o passeio sai direto do Porto em Punta. Chegamos por volta das 11 horas da manhã (tudo acontece tarde por aqui!), compramos os bilhetes (10 dólares por pessoa) e não tivemos que esperar nem cinco minutos para seguirmos para lá.

ilha-goritti-passeio-punta-del-esteilha-goritti--passeio-punta-del-esteilha-goritti-punta-del-este-uruguai

Admito que fiquei um pouco desapontada. Pelas fotos e depoimentos sobre a Ilha, eu tinha uma ideia bem diferente do que seria o passeio. Sei lá, acho que esperava um lugar mais bonito, mais interessante. Quando descemos do barco percebemos que o mar estava cheio de águas vivas. Acredite, não estou exagerando. Isso me deixou bastante tensa na hora de entrar na água. Não sei se foi o dia, mas o mar estava meio barroso também – depois de sair da água ficava uma camada fininha marrom na pele. Acabei decidindo dar uma volta pela orla, que também não foi muito animadora porque a areia era cheia de pedras. Além disso, na Ilha Gorriti tem uma opção de restaurante (que ficou vazio o tempo todo), umas casinhas que contam a história da ilha e um farol. Nada sensacional quando comparada à beleza e variedade de coisas a fazer em Punta del Este.

Passamos umas duas horas (no máximo!) na Ilha Gorriti e resolvemos voltar para o Porto. Aproveitamos a praia sim, é bacana ver as pedras na praia e os barcos de pertinho, mas não acho que recomendaria esse passeio para alguém sendo que há tantas coisas legais para se fazer em Punta. Talvez tenha sido um azar, não sei.

ilha-goritti-praia

Conhecendo o Porto de Punta del Este

Agora, o Porto é uma história completamente diferente. É muito interessante conhecer o mercadinho de peixes que funciona por ali, andar pela orla, assistir como funciona a rotina do lugar. E para não ficarmos tristes por não termos ido a Ilha dos Lobos, no Porto conseguimos assistir aos leões marinhos. Muitos deles fizeram “amizade” com os pescadores – isso mesmo que você leu!, e vão até lá para se alimentar. Bacana, né?

porto-punta-del-estemercado-do-porto-punta-del-este-uruguai

Almoçamos no Artico, um fast food de  frutos do mar com o preço bem honesto. Não precisa se preocupar com a qualidade da comida, é tudo bem fresquinho. Para sobremesa, passamos na sorveteria que fica bem ao lado do Artico. Morri de vontade de provar o Waffle com calda de doce de leite, mas resolvi guardar para provar no hotel L’Auberge, que vocês vão conhecer nos próximos posts. O sorvete é muito bom e tem várias opções. Até voltamos depois.

sorvete-porto-punta-del-este-uruguai

Resumindo, o passeio no Porto salvou o dia e fez a “mini viagem” de Manantiales para Punta del Este valer super a pena! É um lugar que deve entrar no seu roteiro.

7 comentários em “A Ilha Gorriti e o Porto de Punta Del Este

Deixe seu comentário!