No meu último dia em Punta del Este, já na rodovia a caminho de Montevideo, conheci a Casapueblo. Esse é um dos pontos turísticos mais famosos da região, não só pelo acervo do artista Carlos Páez Vilaró, mas por ter uma arquitetura fora de sério e nos presentear com uma vista de tirar o fôlego. Confesso que era o lugar que eu estava mais ansiosa para conhecer por admirar muito a história do lugar.

casapueblo-carlos-paez-vilaro-arquitetura.jpgcasa pueblocasa-carlos-paez-vilaro.jpg

A obra foi construída pelo próprio artista, que começou com um simples cômodo feito de latas. Ela cresceu muito, até que ele resolveu usar cimento e cal para construir o resto da Casapueblo e pintá-la toda de branco. Por quê? Ele queria criar um contraste com o céu e o mar – e conseguiu com maestria criar esse efeito. Hoje, a construção dá lugar a um museu, restaurante e hotel, mas inicialmente era a casa de verão do artista. Até o seu falecimento em 2014, o Carlos Vilaró ainda morava e tinha seu ateliê no ponto mais alto da casa. Vários visitantes tiveram a chance de conhecê-lo.

Vilaró deixou não só a Casapueblo ou seu acervo de obras, mas algumas lições. Uma de suas ideias era que a vida é um grande caminho com várias portas que devem ser abertas para descobrir o que há por trás de cada uma. Sempre faltava alguma coisa, porque sempre havia mais uma porta a ser aberta.

casapueblo-por-do-sol-cerimonia-do-solcasapueblo-carlos-paez-vilaro-sunsetcasapueblo-sunsetcasa-pueblo

Na hora do pôr-do-sol, acontece uma das cerimônias mais lindas que já assisti. Vilaró tinha uma ligação muito bonita com o sol e a vida, por isso todos os dias, mesmo depois da sua morte, a cerimônia acontece. Quando o sol começa a se pôr, um poema é declamado pelo próprio artista agradecendo a presença do astro em nossas vidas e se despedindo até o próximo dia. Tanto o poema quanto a vista são muito bonitos. Deixaram várias pessoas emocionadas e pensativas no fim do dia – eu me encaixo no grupo dos pensativos, haha.

casapueblo-por-do-sol-cerimonia
casapueblo-carlos-paez-vilaro

“Sol, adeus! Amanhã eu vou te esperar novamente. Casapueblo é a sua casa, pois todos a chamam de Lar do Sol. O sol da minha vida como artista. O sol da minha solidão. É que me sinto um milionário em solas, eu continuo a esperar que alcance todos os dias o horizonte. ”

pueblo-carlos-paez-vilaro-por-do-solcarlos-paez-vilaro-casapueblo-por-solcasapueblo-por-do-solcasapueblocasapueblo-carlos-vilaro-sunset-ceremony

A visita vale muito a pena. E se tiver a chance, vá no fim da tarde. Não deixe de participar da Cerimônia do Sol. A Casapueblo fica a mais ou menos 16km da Península de Punta del Este, em Punta Ballena. Basta seguir a rodovia Interbalnearia para chegar a Rambla Panoramica – existem várias placas indicando o local. A visita fica em torno de vinte a trinta reais por pessoa, e a bilheteria aceita pesos, reais e dólares.

7 comentários em “A Casapueblo e o mundo de Carlos Vilaró

  1. Estou mais que apaixonada pelas suas fotos! Eu já amo fotos de paisagens e quando vi as suas, tive que vim ler o post correndo! Eu fiquei bem triste que não deu tempo de ir conhecer a Casapueblo quando eu estive lá. A vista deve ser realmente muito bonita!

    Curtir

Deixe seu comentário!