Por que visitar os Mercados de Montevideo?

Viagem vai e viagem vem e uma coisa não muda: amo conhecer os mercados locais para entender melhor como funciona o lugar em que estou. Tivemos apenas dois dias para conhecer Montevideo, então não tínhamos outra escolha senão otimizar bastante nosso roteiro. Mesmo assim, ninguém teve coragem de escolher apenas um dos dois mercados mais famosos da cidade para conhecer. Montevideo e o Uruguai como um todo são famosos pela sua gastronomia, então como poderíamos abrir mão de um passeio desses?

Fomos cedinho para o Mercado Agrícola de Montevideo, que funciona como um centro de varejo de alimentos não perecíveis. Nem preciso dizer que é tudo extremamente fresco, né? E muito colorido e cheiroso! Dá gosto andar pelas vendinhas e observar as especiarias típicas do Uruguai. Provavelmente você só vai encontrá-las ali.

mercado-agricola-montevideo-uruguai-gastronomia-frutasmercado-agricola-montevideo-uruguai-gastronomia-verdurasmercado-agricola-montevideo-uruguai-gastronomiamercado-agricola-montevideo-uruguai

Uma curiosidade: o MAM passou por uma grande reforma em 2013. Originalmente, a estrutura de ferro do prédio veio inteira da Europa no início do século XX – é um amor ver tudo novo e muito bem cuidado após a reestruturação. Os guias gostam de chamá-lo de “o novo ponto turístico de Montevideo”, já que antes de 2013 ele não recebia tantos visitantes gringos.

mercado-agricola-montevideomercado-agricola-montevideumercado-agricola-montevideu-uruguaimercado-agricola-montevideu-uruguai-gastronomia

Logo em seguida, fomos ao Mercado del Puerto, o mais tradicional da cidade. Foi fundado por volta do século XIX e sua estrutura é bem interessante – nos dá a sensação de andar por uma estação de trem, não sei muito bem como explicar. É um lugar um pouco diferente do que esperamos de um mercado, mas isso não impede em nada que os vários restaurantes instalados ali ofereçam as parrillas mais famosas (e caras!) de Montevideo.

mercado-del-puerto-relogiomercado-del-puerto-parrilla-1mercado-del-puerto-parrilla

Resolvemos almoçar por ali mesmo – ninguém estava conseguindo resistir ao cheiro da comida, haha. A carne é sensacional, como era de se esperar, mas o preço bem acima da média dos outros restaurantes da cidade. Mas já esperávamos isso, afinal, é um lugar para turistas, né? Além da gastronomia, existem várias lojinhas de artesanato dentro e fora do mercado. Confesso que essa foi a parte que mais gostei. É incrível como os uruguaios são simpáticos e como eles tratam bem os seus visitantes. Andamos sem pressa conhecendo praticamente loja por loja e fomos muito bem tratados em todas elas.

mercado-del-puerto-artesanato-montevideomercado-del-puerto-artesanatomercado-del-puerto-quadomercado-del-puerto-quadromercado-del-puerto-artesanato-montevideu

Se você como eu gosta de conhecer os mercados das cidades, não deixe de conferir o post sobre o Mercat de La Boqueria, que conheci em Barcelona!

 

Anúncios

3 comentários sobre “Por que visitar os Mercados de Montevideo?

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s