O feed do Instagram vai mudar. E agora?

No dia 15 de março, o Instagram anunciou no seu blog que as publicações do aplicativo deixariam de ser apresentadas em ordem cronológica. Segundo a empresa, nós não conseguimos ver em média 70 porcento das fotos publicadas por nossos seguidores. Se pararmos pra pensar, isso faz bastante sentido, não acha? Quem nunca abriu o feed de um amigo e viu três, quatro fotos que passaram despercebidas?

instagram

Buscando otimizar nossa experiência, o Instagram resolveu aderir ao feed do Facebook e do Twitter e nos apresentar as fotos de acordo com a sua relevância, e não o horário em que foram postadas. Segundo a empresa: “Your feed will soon be ordered to show the moments we believe you will care about the most.

Três critérios serão usados:

  • Probabilidade de interesse no conteúdo
  • Relacionamento com o autor do post
  • Atualidade da publicação

Resumindo: As fotos serão ordenadas de acordo com a probabilidade de você gostar daquele conteúdo. Segundo a empresa, nós não precisamos nos preocupar. Todas as informações estarão lá, apenas em ordem diferente. 

Essa mudança tem gerado vários debates e opiniões diferentes pela internet. Você deve ter percebido um certo movimento em vários perfis do Instagram pedindo que as notificações de publicação fossem ativadas, né? A comunidade de usuários já está se adaptando a nova fase do aplicativo. Muita gente odiou a nova medida (surgindo até a hashtag #RIPinstagram e uma petição online para que a ordem cronológica das publicações seja mantida) e muita gente vê isso como uma oportunidade.

Eu, sinceramente, ainda não sei como a nova fase do App vai funcionar. Sei que vou sentir muita falta da clássica pergunta “Será que é a melhor hora pra postar essa foto?”, mas vou me acostumar. Em tempos de perfis que postam sempre a cada meia hora, essa pode ser uma mudança benéfica para acompanharmos os feeds menores, como de amigos, família e pequenos blogs. Pode ser também, definitivamente, um tiro no pé e vamos ver apenas os grandes publicadores – mas gosto de acreditar que o Instagram não se arriscaria a ponto de perder a sua essência. Acho que agora o ideal seria nos dar as duas opções: o feed cronológico e de acordo com as preferências. E aos pouquinhos iríamos nos adaptando com a nova dinâmica da plataforma.

De acordo com a empresa, há muito ainda a ser feito para otimizar o algorítimo e eles estão abertos a nos ouvir. É bacana que eles mesmos saibam que vem um caminho um pouco complicado pela frente – não é da noite pro dia que os hábitos dos usuários podem ser mudados. Vamos esperar e ver como essas mudanças vão mudar a dinâmica do App.

“We’re going to take time to get this right and listen to your feedback along the way. You’ll see this new experience in the coming months.” 


 

 

Anúncios

6 comentários sobre “O feed do Instagram vai mudar. E agora?

  1. Posso estar errada, mas acho que essa mudança pode ter até começado antes do previsto… Faz um tempinho que entro em perfis e vejo que perdi alguns posts. De qualquer forma, a mudança oficial foi adiada, mas vai acontecer. O Instagram havia perdido sua essência de instantaneidade, com tantas métricas de qual melhor horário para postar. Agora, a alteração na cronologia pode tanto fazer com que as pessoas postem mais “livremente” a qualquer hora, sejam mais espontâneas ou pode fazer com que a migração para o Snapchat aconteça de forma ainda mais intensa. Veremos…

    Curtir

  2. O Instagram vai ser o novo Facebook. E não que eu não goste dele, mas sabemos que o critério ‘quanto mais você ver disso, mais você vai ver disso’ é meio duvidoso (especialmente porque eles sabem de TUDO o que vemos)….
    Vamos ver como vai ser né?!

    Curtir

  3. Ainda fico meio confusa com isso, mas prefiro esperar para ver como as coisas vão desenrolar. Esse era o diferencial deles, o que será que eles vão fazer pra manter as pessoas realmente interessadas sendo que é uma rede social parecidíssima com qualquer outra?!

    Curtir

  4. Eu estou curiosa para entender como a coisa vai andar. Só espero que não vire um FB, onde nada que não é vago vinga.
    Acho que ativar as notificações não é o caminho (cel apitando o dia todo é um saco, né!). Por via das dúvidas, to entrando nos perfis que mais gostando e fazendo uma “interação extra” para que eles continuem na minha timeline.
    Em tempo: tô te seguindo no insta!
    Bjos!

    Curtir

  5. Eu estou curiosa para entender como a coisa vai andar. Só espero que não vire um FB, onde nada que não é pago vinga.
    Acho que ativar as notificações não é o caminho (cel apitando o dia todo é um saco, né!). Por via das dúvidas, to entrando nos perfis que mais gostando e fazendo uma “interação extra” para que eles continuem na minha timeline.
    Em tempo: tô te seguindo no insta!
    Bjos!

    Curtir

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s