A Recoleta é considerada um dos bairros mais bonitos da cidade. Sabe quando dizem que Buenos Aires é um pedacinho da Europa na América do Sul? Essa é exatamente a impressão que a região passa! E também não é à toa: antigamente somente as famílias mais ricas e tradicionais moravam por ali. Cada detalhe remete um pouco à Belle Époque. As ruas tranquilas, a arquitetura dos prédios, os cafés e jardins.. É tão lindo! Acredite, mesmo com tanto calor, eu só queria andar um pouco mais para conhecer todas as ruas da Recoleta.

cemiterio-da-recoletao-que-fazer-no-bairro-recoleta-argentinacinco-coisas-para-fazer-na-recoletacinco-coisas-para-fazer-no-bairro--recoleta

Como a Recoleta foi o primeiro bairro que conhecemos em Buenos Aires, acabei escolhendo-o para abrir essa série de posts da cidade. Vamos ao que interessa!

 1. Floralis Generica

A Floralis Generica é uma flor de aço gigantesca que promete abrir e fechar suas pétalas de acordo com a luz do sol, como uma flor de verdade. Ela fica no centro da praça das Nações Unidas, sobre uma fonte d’água que reflete a estrutura prateada. Confesso que não estava muito animada com esse monumento, mas fiquei impressionada quando o vi! Não é atoa que a Floralis é um dos novos cartões postais de Buenos Aires.

floralis-generica

Se você ficou curioso em como esse “fenômeno”acontece, existe um mecanismo que faz com que a flor abra e feche.

2. El Ateneo Grand Splendid

O El Ateneo é uma das livrarias mais lindas que já visitei. Fiquei meio sem acreditar quando entrei naquela loja e bem ao fundo, um palco gigantesco! Ele não fica ali atoa – o El Ateneo já foi um teatro, um cinema e hoje, esse espaço é um café. Legal, né? É muito interessante observar a coxia (os “bastidores” do teatro), enquanto você espera o seu pedido. 🙂

el-ateneo-04

 

el-ateneo-02

3. Cemitério da Recoleta

Esse provavelmente é o ponto turístico mais famoso da Recoleta. Como contei, esse era o bairro onde moravam as famílias mais tradicionais de Buenos Aires, portanto ser enterrado ali era um sinal de riqueza e status. São políticos, intelectuais, figuras históricas, patriarcas, etc. É um passeio muito interessante e que revela várias características da cultura da época.

cemiterio-da-recoleta-buenos-aires-argentina
Foto emprestada do blog: Vontade de Viajar

Para quem gosta de “histórias de terror”, li um post muito legal sobre a história de alguns túmulos do cemitério – link no final!

4. Buenos Aires Design

Se você for como eu e adorar decoração, vai se divertir muito conhecendo o Buenos Aires Design, um shopping inteiro focado nesse tipo de comércio. Particularmente, gosto muito desse programa. Se você for como eu, vai se divertir muito conhecendo as lojas – e de quebra alguns restaurantes muito gostosos!

 

 

5. Ande, ande e ande!

Por último, mas definitivamente não menos importante, a dica é andar bastante. O Recoleta é um bairro lindíssimo e muito tranquilo! As ruas são planas e amplas e em cada esquina um detalhe vai te chamar atenção. Vale a pena abrir mão de taxis e gastar um pouco mais de energia por ali.

cinco-coisas-para-fazer-no-bairro-recoleta

Buenos-Aires-Chicos-Palermoo-que-fazer-no-recoleta

14 comentários em “5 coisas para fazer na Recoleta – Buenos Aires

  1. Lindas as fotos, e ótimas recomendações 🙂 Mal posso esperar para conhecer este bairro. Vou para BA este ano pela primeira vez 😉 Você comentou de andar bastante, saberia me dizer se é possível ir do centro até Recoleta a pé haha. Estou no dilema de onde me hospedar, não sei se me hospedo no centro (que dizem que é o mais barato, mas o mais inseguro), ou se fico na Recoleta (que é mais seguro, mas por outro lado é mais caro).
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ei Josi, tudo joia? Que bom que você gostou do post e que delícia que você vai pra lá esse ano! Vai gostar bastante 🙂 Olha, dá para ir andando sim! É uma caminhada um pouco longa, dependendo do ponto da Recoleta em que você está, mas vale a pena. Uma opção boa é o metro! É super barato e chega em praticamente todos os pontos da cidade. Como estava muito calor na época que eu fui, ás vezes preferimos usar o metro para ir de bairro em bairro.
      Eu fiquei hospedada na Recoleta e foi muito boa a localização! O centro é realmente mais inseguro mesmo (e mais turístico). Você percebe que as ruas já não são tão calmas, tem muito vendedor em volta.. É válido ficar de olho na bolsa a cada segundo, haha. Mas não é má ideia ficar hospedado ali! Nós ficamos em dúvida entre um hotel no centro e o apartamento que escolhemos no Recoleta também.. Haha. Beijo!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Muito obrigada Marina por todas as dicas 🙂 Elas serão muito úteis. Estou me imaginando como ir para o Rio e SP lá em BA haha, no sentido de ficar de olho na bolsa a cada segundo. Acho que como somos brasileiras, já estamos acostumadas com a insegurança. Pesquisando pela internet, eu já me apaixonei pela Recoleta, só de ver pelas fotos, me parece ser um bairro bem charmoso, tenho certeza que vou gostar.
        Beijos ❤

        Curtir

  2. Como sempre tuas fotos lindas! Adoro Buenos Aires! Só fui a trabalho, mas a gente sempre dá uma esticadinha para passear um pouco! Realmente andar a pé é uma dica ótima para apreciar a Recoleta!
    Bjos

    Curtir

  3. Seu blog é muito fofo, sério! Adorei os post de Buenos Aires, as fotos estão lindas! Estive lá em fevereiro do ano passado e infelizmente a Floralis Generica estava em obra 😦 vendo a foto ficou muito bonito!! 😀

    To seguindo você aqui! Beijinhos =*

    Curtir

Deixe seu comentário!