Pós Macri: Como ficou o câmbio em Buenos Aires?

Já não é novidade para ninguém que quando a Argentina elegeu seu novo presidente, Maurício Macri, várias coisas mudaram no país. Uma delas, afeta diretamente qualquer um que pense em conhecer Buenos Aires: o câmbio.

Durante muito anos, visitar a Argentina significava lidar com diversas cotações na hora de trocar dólares, reais, ou qualquer outra moeda. Com a abertura do câmbio, essa cultura está mudando. Hoje, já não vale muito a pena trocar suas notas nas Cuevas, as famosas casas de câmbio ilegais da calle Florida.

como-esta-o-cambio-em-buenos-aires.jpg

Mas então, qual o melhor lugar para trocar reais ou dólares em Buenos Aires?

Minha Experiência

Sabe aquela história de aprender na prática? Essa é a melhor definição para a minha saga com o câmbio em Buenos Aires.

Como vocês já estão cansados de saber, viajei para a capital portenha em fevereiro de 2016, quando o mandato do presidente Macri ainda era uma grande novidade. Na época, existiam pouquíssimos blogs contando sobre o nova política do câmbio e qual seria o novo meio ideal para um turista trocar seu dinheiro.

Resultado: Depois de uma longe pesquisa, percebi que, na época, o melhor a fazer era trocar uma parte no Banco Nación na chegada do aeroporto de Ezeiza, e no meio da viagem,  em alguma agência do mesmo banco pela cidade.

Bobagem a minha! Hehe. Na agência do Ezeiza, tudo correu como o esperado e de fato encontramos a melhor cotação da época. A grande saga começou quando tentamos trocar o restante do dinheiro em uma agência do Banco Nación na cidade.

Claro, deu errado. Depois de meio dia perdido procurando uma casa de câmbio ou uma agência que estivesse disposta a trocar nosso dinheiro por pesos, finalmente resolvemos ir ao Centro procurar uma das tradicionais casas de câmbio da calle Sarmiento – nesta rua, as corretoras são em sua maioria legalizadas! Não sei se foi o horário ou um grande azar, mas todas estavam fechadas. O único lugar que encontramos aberto não nos pareceu muito confiável (e nem seguro).

cambio-em-buenos-aires

Por (muita) sorte, quando já estávamos desistindo e aceitando usar o cartão de crédito para o resto da viagem, viramos em uma rua errada e encontramos a principal agência do Banco Nácion. Eu nem acreditei quando o segurança nos respondeu que eles fariam a troca das moedas ali!

Moral da história: Pesquise, muito! E não fique chateado se alguma coisa der errada, eu mesma fiz um levantamento gigantesco e mesmo assim acabei passando por essa saga. Reforço que na época o banco tinha as melhores cotações, mas é válido sempre conferir se as casas de câmbio estão com condições melhores.

Afinal, qual o melhor lugar para fazer o câmbio em Buenos Aires?

Hoje, acredito que o melhor lugar para se fazer o câmbio em Buenos Aires é o Banco Nácion e as casas de câmbio localizadas entre a calle Sarmiento e calle San Martín. Não deixe de acessar as cotações destes lugares antes de viajar, pois a “recompensa” costuma variar. Por exemplo, em julho/16, vale mais a pena trocar reais nas casas de câmbio do que no Banco Nácion, mas quando fui em fevereiro/16, a diferença era gritante e o banco mil vezes mais em conta.

Não deixe de conferir, ok? Esse blog tem todos os links para você fazer uma pesquisa mais aprofundada – recomendo muito!

E as casas de câmbio ilegais? Como ficam? As Cuevas continuam existindo e ainda têm cotações um pouco melhores que esses lugares, mas sinceramente, não acho que o risco de receber várias notas falsas ou entrar em lojas escondidas com uma grande quantidade de dinheiro valha a pena. A diferença é tão pequena que acredito que é mais negócio trocar o clandestino pela segurança.

E aí, gostaram? Espero ajudar alguns de vocês que planejam ir para a Argentina em breve!



5 comentários sobre “Pós Macri: Como ficou o câmbio em Buenos Aires?

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s